Peças Encenadas

Nietzche no Paraguay

NIETZCHE NO PARAGUAY

Nietzsche no Paraguay” estreou no Teatro de Câmara, em Porto Alegre, em 22 de maio de 1986. A peça se desenvolve em tom de farsa. Nietzsche recebe alta numa clínica psiquiátrica 100 depois de sua internação e parte em busca do grande amor de sua vida, a sua irmã Elizabeth, que vive no Paraguai. Baseia-se num fato real.

A irmã de Nietzsche, Elizabeth Forster Nietzche, fundou no Paraguai uma comunidade utópica, financiada por Richard Wagner. A comunidade fracassou, mas os alemães, que se assentaram no inóspito Chaco paraguaio, deixaram um legado.

Foram eles que inventaram a industrialização da erva-mate. Na peça, o filósofo Nietzsche é recebido como uma celebridade. Envolve-se num golpe de estado e descobre que sua irmã Elizabeth agora se chama Mercedez e está casada com um ditador exilado.

Nietzsche finalmente encontra a irmã e tem com ela uma enlouquecida relação amorosa. A mansão em que estão é invadida por guerrilheiros que justiciam o ditador. Sem saída, Niezsche foge para São Paulo dirigindo um caminhão carregado com marijuana. 

FICHA TÉCNICA:
Elenco: Biratã Vieira, Sirmar Antunes, Beatriz Brito, Lori Nelson, Meme Meneghethi, Naira Harry, Rosa Lima e Régius Brandão.
Produção: Régius Brandão
Direção: Carlos Cunha

DATA DE ESTREIA:
22 de maio de 1986 no Teatro de Câmara em Porto Alegre/RS

GALERIA DE FOTOS