Peças Encenadas

Milkshakspeare

MILKSHAKESPEARE

Estreou no Teatro de Arena, Porto Alegre, em 11 de junho de 2010, com direção de Camilo de Lélis. Um leitura dramática foi apresentada na Sala Funarte Sidney Miller, em 22 de outubro, com Armando Babaioff como Macbeth e direção de Angel Palomero. Foi traduzida para o inglês por Pelodan Peiffer.

Sir William Stanley é o verdadeiro autor das obras de Shakespeare. Na companhia de seu criado, James Byron, sai da tumba disposto a encontrar o vil cavalariço para uma certo de contas. Atravessam um pântano sombrio, penetram nas ruínas do sinistro castelo de Elsinore e encontram dois personagens hamletianos, Rosenkrants e Guildenstern, nobres decadentes que vivem nas ruínas. Um túmulo se abre e dele sai o espectro de Lady Macbeth, convertida numa piedosa senhora. Surge novo espectro, Ofélia. É uma devassa, garota oportunista. As duas dão notícias de seus amantes, Macbeth e Hamlet. Estão trabalhando para Thelonius, o monge negro, proprietário da cadeia de fast-food Mac’Duncans.

O segundo é ambientado numa lanchonete da rede de fast-food MacDuncan’s. Macbeth e Hamlet são balconistas da lanchonete. O fantasma de Shakespeareaparece num monitor eletrônico e exorta Macbeth a matar o proprietário para tornar-se o senhor da Mac’Duncans.

Lady Macbeth e Ofélia são faxineiras. Macbeth assassina Sir William Stanley com uma pistola e juntamente com Hamlet tomam o poder na MacDuncan’s. No entanto, Thelonius, o Monge Negro, está agindo. Os mariners amerecacanos cercam a lanchonete. Hamlet é atingido e diz suas últimas palavras: “E o resto será silício…”

FICHA TÉCNICA:
Elenco: Eduardo Mendonça, Felipe de Paula, Juliana Kussler, Renata de Lélis.
Pesquisa e preparação de atores: Renata de Lélis
Esculturas: Guilherme Luchsinger
Coordenação Geral: Marco Franckwiac
Design de luz: Mauricio Moura
Trilha sonora: Bebeto Alves
Figurino: Juliana Kussler e Renata de Lélis
Som: Douglas Carvalho
Luz: Wagner Duarte
Produção: E2 Entretenimento
Realização: Cia. Teatral Face & Carretos

PREMIAÇÕES:
Prêmio Funarte de Dramaturgia 2003
Prêmio de Incentivo à Pesquisa Teatral no Teatro de Arena 2010
Prêmio Açorianos 2010 de Melhor Ator Coadjuvante para Eduardo Mendonça
Prêmio Açorianos 2010 de Melhor Atriz Coadjuvante para Renata de Lélis

DATA DE ESTREIA:
11 de junho de 2010 no Teatro de Arena em Porto Alegre/RS

NA IMPRENSA

Espetáculo premiado com Incentivo à Pesquisa Teatral no Teatro de Arena estreia dia 11

Vencedor do Prêmio de Incentivo à Pesquisa Teatral
no Teatro de Arena, o texto inédito de Julio Zanotta
chega aos palcos sob a direção de Camilo de Lélis.

Gov RS

05 de junho de 2010
Por: Site Gov RS
A turma de Shakespeare

O diretor explica que a peça se passa em dois tempos, com estilos diferentes. "O primeiro ato é bem formal, o segundo é totalmente contemporâneo. A proposta é pirar, mesclar tudo isso.

Jornal do Comécio

12 de junho de 2010
Por: Michele Rolim
‘Milkshakespeare’ se apresenta na Sala Funarte – Rio – no dia 22

A peça reúne personagens famosos do bardo britânico a figuras conhecidas da literatura, de forma bem-humorada. Sir William Stanley, Conde de Derby, é citado por certos estudiosos, como o verdadeiro autor das obras de Shakespeare sai do túmulo, juntamente com James Byron, disposto a encontrar o famoso poeta inglês, para o ajuste de contas.

Funarte

17 de outubro de 2013
Por: Redação Funarte

GALERIA DE FOTOS

LEIA O PROGRAMA DA PEÇA